Robert Plant e Alison Krauss foram os grandes vencedores da 51ª edição do Grammy, realizada neste domingo(08/02/2009). A dupla levou cinco prêmios Grammy, vencendo em todas as categorias nas quais estava indicada.
O Grammy 2009, contou com apresentações ao vivo dos irlandeses do U2, com a aguardada apresentação ao vivo de "Get On Your Boots", primeira música de trabalho do novo disco da banda, "No Line On the Horizon".
Como de praxe, a cerimônia foi recheada de parcerias: Al Green e Justin Timberlake com "Let's Stay Together", Dave Grohl (Vocalista do Foo-Fighters e ex-baterista do Nirvana) voltando às baquetas ao lado de Paul McCartney em "I Saw Her Standing There" e Stevie Wonder com Jonas Brothers com "Burnin' Up" e "Superstition". Além destes, o evento ainda teve apresentações de Estelle ao lado de Kanye West, Radiohead com a USC Marching Band, Chris Martin e Jay-Z, além de Taylor Swift e Miley Cyrus.
A música de Nova Orleans foi homenageada no evento, assim como celebridades da música falecidas nos últimos meses, incluindo Bo Didley, Isaac Hayes e Eartha Kitt. O primeiro também foi honrado com uma parceria musical de John Mayer, BB King, Buddy Guy e Keith Urban.
Os namorados Rihanna e Chris Brown cancelaram suas apresentações. Haja visto que Brown, de 19 anos, foi preso no dia 07, sendo acusado de ter agredido sua namorada.
Shows, homenagens e prisões a parte, Robert Plant, ex-vocalista do Led Zeppelin e a cantora country Alison Krauss levaram os gramofones de álbum do ano e melhor álbum folk (Raising Sand), gravação do ano ("Please Read the Letter"), melhor colaboração country com vocais ("Killing the Blues") e melhor colaboração pop com vocais ("Rich Woman").
O Coldplay de Chris Martin levou para casa três das sete estatuetas a que disputava: melhor performance pop em grupo e canção do ano por "Viva la Vida" (pela qual são acusados de plágio pelo guitarrista Joe Satriani), além de melhor álbum de rock por Viva la Vida or Death and All His Friends.
Já o rapper Lil Wayne, campeão de indicações em 2009 (foram oito, em sete categorias!), recebeu quatro prêmios, incluindo melhor álbum de rap (Tha Carter III) e melhor canção de rap ("Lollipop").
Adele desbancou Duffy e foi eleita a artista revelação do ano. Mas a galesa não saiu de mãos vazias: Rockferry, seu disco de estréia e o título mais vendido no Reino Unido em 2008, foi escolhido como o melhor álbum pop. O veterano B.B. King papou o gramofone de melhor disco de blues tradicional por One Kind Favor.
Pela segunda vez consecutiva, Gilberto Gil foi indicado ao prêmio de melhor disco de world music, mas não conseguiu sair vencedor. Seu "Banda Larga Cordel" foi ofuscado por Global "Drum Project", de Mickey Hart, Zakir Hussain, Sikiru Adepoju & Giovanni Hidalgo.
A seguir a lista completa dos vencedores:
Música do Ano: "Viva la vida" - Coldplay
Melhor Álbum de R&B: "Jennifer Hudson" - Jennifer Hudson
Melhor Colaboração Pop com Vocais: "Rich woman" - Robert Plant e Alison Krauss
Melhor Álbum de Rock: "Viva la vida or death and all his friends" - Coldplay
Artista Revelação: Adele
Gravação do ano: "Please Read the Letter" - Robert Plant e Alison Krauss
Melhor Dupla ou Grupo Pop: "Viva La Vida" - Coldplay
Melhor Álbum de Vocal Pop: "Rockferry" - Duffy
Melhor Vocal Pop Masculino: John Mayer
Melhor Gravação Dance: "Harder Better Faster Stronger" - Daft Punk
Melhor performance vocal pop feminina: Adele
Melhor performance instrumental pop: "I Dreamed There Was no War" - Eagles
Melhor álbum dance/eletrônico: "Alive 2007″ - Daft Punk
Melhor performance solo de rock: "Gravity" - John Mayer
Melhor canção de rock: "Girls in Their Summer Clothes" - Bruce Springsteen
Melhor álbum de música alternativa: "In Rainbows" - Radiohead
Melhor performance vocal feminina de R&B: "Superwoman" - de Alicia Keys
Melhor performance vocal masculina de R&B: "Miss Independent" - Ne-Yo
Melhor álbum de rap: "Tha Carter III" - Lil Wayne
Melhor álbum do ano: "Raising Sand" - Robert Plant e Alison Krauss
Leia Mais…