Erro humano causa falha no Google
O erro, ocorrido ontem (31/01/2009) fez com que sites pesquisados no Google (e até o próprio Google, se fosse pesquisado) fossem classificados como "perigosos" exibindo assim uma página de alerta.
Erro humano, simples assim. Foi assim que o maior provedor de buscas da internet justificou o erro ocorrido ontem e que durou cerca de 40 minutos.
Segundo Marissa Mayer (vice-presidente de Produtos de Busca e Experiência do Usuário do Google) "o erro aconteceu pela implicação errada do caractere "/" em uma ferramenta de segurança". Como todos os sites da web possuem obrigatoriamente o caractere em quetão (já que todos possuem o prefixo http://) todos foram classificados como perigosos.
O usuário que tentasse acessar o site era direcionado para uma página de aviso que alertava sobre o perigo. Para os webmasters que tiveram suas páginas classificadas e que viram o erro era apresentado um link dentro do serviço do Google para webmasters em que o dono do site deveria pedir uma nova verficação do site para provar que ele era seguro.
O Google utiliza os serviço de um outro grupo, o StopBadware.org, para produzir os alertas de perigo. O site em questão verifica as denúncias manualmente, atualizando o sistema do Google periodicamente.
Ainda segundo Marissa Mayer "Nós vamos investigar cuidadosamente esse incidente e adotar checagens mais robustas para evitar que isso ocorra novamente".
P.S.: Ontem eu tive a sorte (?!) de realizar uma pesquisa no google durante os 40 minutos do erro e percebi as mensagens de perigo, imediatamente fiz uma pesquisa sobre o Direto do Blog e vi que ele também estava sendo classificado injustamente, enfim... que bom que o erro foi resolvido.
0 comentários:
Postar um comentário